Nesta série de vídeos, o Instrutor Ivandro Ribeiro desmistifica algumas polêmicas sobre a Frenagem de Motocicletas, tema de maior importância na formação em pilotagem. Como o próprio Ivandro diz:

“Se eu pudesse ensinar somente uma coisa sobre pilotagem, seria frenagem”.

 

Lembre de deixar o seu comentário neste post! Obrigado!

Mitos e Verdades da Frenagem #1

Se você for pesquisar em vídeos na internet sobre qual é a forma correta de posicionar as suas mãos para segurar o manete da sua motocicleta e acionar o freio dianteiro, vai encontrar teorias das mais variadas.

Ivandro Ribeiro, instrutor do Módulo 2 – Frenagem, do nosso curso online de pilotagem Essential Riding Skills, baseia-se nas melhores práticas internacionais de pilotagem para orientar sobre a forma mais segura de fazer uso do freio dianteiro.

Mitos e Verdades da Frenagem #2

Pilotar com a mão ou o pé sempre sobre o manete ou pedal de freio? Ou sempre fora?

Bem… como tudo o mais no motociclismo seguro, a resposta correta é: depende.

Acostumar-se com a mão ou o pé sobre o freio tem consequências negativas:

  • Deixar a luz de freio acionada, fazendo com que condutores atrás não percebam sua parada. Para a maioria das motos, a luz de freio é muito fraca em um dia ensolarado, sendo assim, é a diferença de acende-apaga que dá o aviso e não a luz em si.
  • Aquecimento das pastilhas, que numa frenagem de emergência podem deixar você na mão.
  • Desgaste prematuro das pastilhas de freio e consequente custos de troca.

Contudo, existem momentos nos quais o controle “granular” da frenagem é essencial e, nesses momentos, as frações de segundo para levar a mão ou o pé ao freio são tempo demais.

Sempre que necessitar de precisão, como quando pilotando em pistas perigosas ou com muitos obstáculos, off road, lugares movimentados por pessoas, por exemplo, as mãos e os pés podem estar preparados sobre os manetes e/ou pedal.

Portanto: a segurança sobre a motocicleta está no detalhe.

Mitos e Verdades da Frenagem #3

Tenho que sempre usar a frenagem 70-30?

Não. Existem três sistemas de frenagem em uma motocicleta: o freio dianteiro, o freio traseiro e o freio motor. Estes sistemas podem ser usados individualmente ou combinados de acordo com sua necessidade. A sua experiência vai dizer quais ocasiões particulares chamam um freio ou outro mais especificamente.

Portanto, uma vez as particularidades aprendidas e treinadas, o piloto tem liberdade para usar os sistemas de freio como bem entender. Mas, para se adquirir tal liberdade, há um preço: formação e treino.

A grande exceção é a frenagem de emergência, onde todos os sistemas devem ser acionados de maneira conjunta, concatenada e precisa.

Essential Riding Skills é um curso de pilotagem totalmente online, composto por vídeo-aulas didáticas, demonstrações práticas, orientações de treinamento e tudo o que você precisa saber para pilotar com segurança. Saiba mais…