A proteção de um motociclista com formação avançada, treino e equipamento completo chega virtualmente a 100%.

Isso mesmo. Quando se tem treinamento formal na filosofia responsabilidade total, o índice de acidentes graves de moto é zero para quase todos os clubes que entrevistamos (descontando esporte de motovelocidade).

Veja que também incluímos equipamento de segurança e atitude/consciência na formação (pense no cara que arruma a cama sem pensar depois de sair do exército…). Comportamento e atitude são sim treináveis.

“Não há substituto para a experiência” – disse uma vez meu treinador.

Contudo, ele mesmo explicou:

“A experiência sem uma formação correta e avançada pode vir a reforçar vícios” [i.e. maneiras erradas ou não ótimas de pilotar].

Vícios, por sua vez, participam, causam ou potencialisam acidentes, e sendo assim, aumentam probabilidade de acontecer e de fato tornam o acidente uma questão de tempo e sorte.

Portanto a ordem no motociclismo é clara: primeiro a formação, depois o treino, e finalmente a experiência.

Essa é a sequência que será desenvolvida no Vida em Duas Rodas. Vamos revisar aspectos básicos da pilotagem e apresentar a melhor e mais avançada formação motociclística em pilotagem segura e defensiva disponível no mundo.

Nos primeiros vídeos que lançamos tenho dito no fechamento: “pilote com segurança”.

Porém, isso só vale para quem tem a formação avançada muito bem fundamentada.

Será que você está no ponto máximo? Completamente sem vícios e afiado?

Vale considerar que não e revisar tudo, afinal o Congresso é grátis. Eu mesmo vou assistir a cada palestra como se estivesse começando a pilotar agora.

Por isso, estamos mudando nossa frase de fechamento:

Formação é segurança e liberdade. Invista nisso!

Do amigo motociclista, Rubens