Antes de comprar uma moto, fique atento a três características básicas: torque, cilindrada e potência. Compreender a diferença entre elas e o que deve ser levado em consideração na hora da escolha é fundamental.
Muitos pilotos novatos quebram a cabeça com o significado desses termos. Mas até mesmo alguns veteranos têm dificuldade para entender a diferença entre torque, cilindrada e potência e o que isso influencia na velocidade e desempenho da motocicleta.
Tudo é relativo
A moto com mais cilindrada nem sempre é a mais potente. Assim como uma moto de grande potência pode não ter o melhor em desempenho.
Mas afinal, o que é importante para a pilotagem? Existem diferenças entre potência, cilindrada e torque e é possível aproveitar a relação entre esses atributos para uma pilotagem mais segura, tanto na cidade como em rodovias.
Entenda e pondere
Cilindrada (cc) é a capacidade cúbica (cm³) de combustível e ar que cabe dentro do cilindro do motor.
Já a potência é medida por cavalos vapor (cv) ou Horse Power (HP) e tem relação com a velocidade final que uma moto atinge.
O torque é a força que a moto possui para a saída e a retomada de velocidade, medida em kgf-m. Esta capacidade de retomada de velocidade (rapidez em retomada de aceleração) é a mais importante para o piloto defensivo, pois a moto terá um poder de saída mais rápido e um poder de ultrapassagens mais seguras. Uma dica preciosa, principalmente para as motos de pequeno porte e cilindrada.
A moto com maior cilindrada é mais rápida ou mais potente?
Comparamos duas motos famosas para você entender a diferença: CB 600 F Hornet, com 600 cc e 102 cv, e Bandit 1250 cc e 98 cv. Se você quiser atingir maior velocidade final, escolha uma Hornet. Se quiser uma melhor retomada de velocidade, ou uma saída de trator, ‘enrugando’ asfalto, escolha a Bandit 1250.
Uma moto de grande potência não oferece, necessariamente, o melhor em desempenho. Um exemplo disso é a Hayabusa com 197 cv, 220 kg a seco e entre eixos de 1,480 mm, em comparação a uma GSX 1000 R, com 185 cv (sem indução de ar), 172 kg a seco e entre eixos 1,415 mm. Sem dúvida, o melhor desempenho é daquela de menor peso, menor entre eixos (curvas mais rápidas e curtas). Ou seja, melhor relação peso/potência, entre outros fatores.
Não pense só em cilindrada
Ao adquirir uma moto, considere como o torque ou a potência poderão lhe ajudar na pilotagem. Não pense somente na velocidade final. Leve em conta a força de retomada de acelerações, pois, mais importante do que ganhar uma corrida é ultrapassar com segurança, ou ter uma saída mais rápida e segura do que um carro que está na sua cola. Em motos de menor cilindrada o que vale é pesquisar o torque que elas oferecem. Nesses casos, a velocidade é o de menos. O importante é garantir segurança no trânsito. A falta de torque nessas motos pode até mesmo provocar a queda de parafusos, fundir motores e soltar escapamentos.
Informação é tudo
Para finalizar, uma boa dica é testar os conhecimentos do vendedor da loja. Pergunte sobre a ficha técnica da moto. Pesquise peso, torque e potência antes de ir à compra. Não se iluda com uma moto de maior potência mas que não tem torque para suportar piloto, garupa e o peso da própria moto. O melhor mesmo é informar-se, questionar e analisar o que a moto lhe oferece em relação ao que você realmente precisa.
Adaptado do blog da Magnetron / Via Diário do Nordeste
ig9cmk
Tudo muito bem até a parte em que uma Hornet tem mais velocidade de ponta que uma Bandit 1250…aí é que não…Bandit 1250 tem 98 cv declarados na roda 120-130cv no motor e pode chegar aos 250 km/h original já a Hornet pouco passa dos 230kmh
É cada comentário de sabichão kkkk
Cilindrada1026 é considerado 1100 ou 1200?
Cada fabricante “arredonda” da maneira mais conveniente para a categoria da sua moto. 1026cc estaria mais para 1000cc do que para 1100…
Tente levantar uma motor a 200km/h;… rsrsrs
Estou interessado na royal enfild meteor 350, mas acho pouco o motor de 20 hp.
Falo isso como um ex proprietário de uma meteor. Tu vai conseguir andar na cidade sem sufoco nenhum. Como dito na matéria, motos com foco em torque, priorizam retomada de velocidade. A meteor é justamente um “tratorzinho” de torque e anda bem suave na cidade sem precisar ficar “esguelando” a moto pra andar. Pra viajar, o que manda é o juizo de não querer fazer milagre (mas da pra viajar mais confortavel que muitas 300cc do mercado). Pode comprar e ser feliz com uma.
E considere que o peso extra dela, também é uma grande ajuda na estrada contra ventos fortes.A estrabilidade é muito melhor nessas situações
Aprendi muito lendo isto.
A bandit 1250 é mais rapida que a hornet tanto no 0 a 100 quanto no 0 a 200, isso com informacoes da ficha tecnica de ambas, ja vi em video a bandit a 267km/h creio q a hornet nao va muito alem disso.
Parabens pelo texto bem claro.
Acho que o peso importa sim, exemplo:a crf, se a 300cc vacilar perdi feio na saida, e para acompanhala é sufoco.
A moto em velocidade fica mais leve?
Não, o peso em si não muda pois peso é função da massa em Kg e da distância com a terra (zero).
Contudo, na moto entram outros componentes de aceleração e velocidade que alteram a “sensação de peso”.
Exemplo: em queda livre você não sente seu peso pois não existe o solo para contê-lo, assim parece que está flutuando, até encontrar novamente o solo…
De moto, quando em velocidade, ao chegar no ponto máximo de um aclive, a sensação é de leveza por causa do componente da velocidade para cima tenta tirar a moto do chão, mas seu peso ainda está lá.
Da mesma forma, no fundo de uma descida parece que o peso aumenta, mas não, é apenas uma sensação dada pelo componente da velocidade na descida se somando ao peso.
Na prática, onde você quer usar esta informação, para ajudarmos?
Abraços!
Lógico que a moto têm m um peso parada e em velocidade ela fica sim bem leve.
Estude um pouco sobre física.
Ok!!
Então faça um teste: tente levantar a moto parada, dificilmente vai conseguir levantá-la, a não ser que você seja um cara muito forte. Depois tente levantar a moto em movimento. Se conseguir me responde aqui.
Na verdade peso é o resultado entre massa x gravidade