Tenho que sempre usar a frenagem 70-30?
Não.
Existem três sistemas de frenagem em uma motocicleta: o freio dianteiro, o freio traseiro e o freio motor. Estes sistemas podem ser usados individualmente ou combinados de acordo com sua necessidade, exceto em uma situação de emergência, em que você deve estar preparado para utilizar os três sistemas simultaneamente.
A sua experiência vai dizer quais ocasiões particulares chamam um freio ou outro mais especificamente.
Portanto, uma vez as particularidades aprendidas e treinadas, o piloto tem liberdade para usar os sistemas de freio como bem entender. Mas, para se adquirir tal liberdade, há um preço: formação e treino.
A grande exceção é a frenagem de emergência, onde todos os sistemas devem ser acionados de maneira conjunta, concatenada e precisa.
Fique ligado na primeira aula ao vivo sobre frenagem nas próximas semanas.
Formação é liberdade e segurança. Invista nela!
Lembre de deixar seu comentário neste post, obrigado!
Boa tarde
Valeu, boas dicas
Muito bom! Instruções coerentes e objetivas.
Já ouvi dizer em uma palestra com um piloto de SBK que em situação de emergência deve-se acionar a embreagem e meter a mão direita no freio, até porque hj a maioria das motos tem freios combinados.
Vamos assistir ao vídeo para tirarmos as dúvidas então
Boa tarde. Já vi gente caindo ao acionar o freio dianteiro, em lugares que não se pode usar. Exemplo: pisos derrapantes, como cimento pintado nos pedágios e alguma eventual lama na pista em dias de chuva. Normalmente estas quedas acontecem em velocidade baixa.
Perfeito, Günter! Acompanhe nossa aula de frenagem na próxima semana e vamos tratar destes e outros assuntos. Se você es†á inscrito em nossa lista, já deve ter recebido um email sobre a aula de frenagem gratuita da próxima semana. Abraços!
Excelente essa matéria sobre frenagem, acho somente que deveria falar mais sobre os dois tipos de freios. o ABS e o comum, pois creio que há uma grande diferença na utilização de ambos.
Perfeito, Dirceu! Estamos abordado estas diferenças de forma aprofundada em nosso módulo de frenagem, no curso online de pilotagem. Mas vou considerar a sua sugestão e ver se podemos fazer um vídeo curto sobre isso também.
A propósito quem poderia levar as autoridades, as horríveis condições das praças de pedágios que nós motociclistas obrigados a pagar, precisamos para em cima de manchas de graxa e óleo que ficam depositadas no piso das cabines de pedagio.
Desta forma nos
Colocando em alto risco de queda, pois o uso dos freios são muito perigosos nessas situações.
Estou ligado e gostando das instruções…
Obrigado pelo retorno, Silvio! É ficando ligado que começamos a fazer a diferença. Um abraço!
Obrigado.
Concordo com o colega motociclista do vídeo…no meu caso, como só pego estrada, trabalho numa cidade a 50 km de onde moro, utilizo muito o freio motor e o trazeiro pois tudo está mais distante e posso “programar” a frenagem com antecedência….o tipo de frenagem depende do momento…muito obrigado pela aula!
Muito obrigado por partilhar seu conhecimento! Mesmo sendo teórico a forma que é apresentada ajuda muito. Parabéns!
O que falta no video é uma pratica, so vejo vc sentado na moto e falando, coloque em pratica o que vc descreve, igual o que é passado nos cursos da Honda. Minha opiniao.
Olá, Wagner! Toda a parte prática de frenagem, e também orientações completas de como praticar, estão no nosso Curso Online de Pilotagem de Motocicletas. Fique ligado, pois em breve abriremos vagas para uma nova turma!
Gostei das dicas, eu que estou iniciando no mundo da pilotagem é muito importante. Até mesmo por que nas auto escolas não se ensina esses fatores.
A gente acaba aprendendo na forma prática. Mais recebendo essas dicas vc treina com mais segurança e não se coloca em uma situação de risco por não saber como proceder no momento de emergência.
Perfeito, Karla! Teoria e prática são fundamentais para uma pilotagem segura. Fique ligada em nosso Curso Online de Pilotagem… em breve abriremos novas vagas!
Bom dia ! A frenagem é uma das situações mais complicadas para o motociclista ; em emergências é muito difícil exercitar todos os nossos aprendizados . É quase impossível frenar instantâneamente , sem ir ao solo ou bater em algo, ou derrapar , ou cair …
Agora, uma coisa aprendi nas trilhas : nunca se deve frear sem estar com algum dedo ” fechando ” a manopla do acelerador . Frear da maneira como foi comentado, para mim, não é certo . Com a mão, sem enrolar na manopla pode-se perder o guidão muito mais fácil .
Saudações.
Paulinho Bocanegra
Bom dia..
Obrigado por essas intsruções.
Para mim, elas estão sendo de grande valia.
Abraços.