Nesta série de vídeos apresentamos cinco erros que a maioria dos motociclistas sem formação comete e, provavelmente, nem sequer percebe. Estes cinco erros estão ligados a mais de 70% dos acidentes e (DICA QUENTE) são todos relacionados à VISÃO.
“A gente só enxerga o que já está preparado para ver”
Lembre de deixar o seu comentário neste post! Obrigado!
5º Falta de checagem de espelho (INÉDITO!)
A falta da checagem de espelho é um dos erros mais comuns nos acidentes (quando eu digo “um dos”, vale lembrar que um acidente raramente acontece por um único erro).
Como uma coisa tão simples está tão presente em acidentes?
Resposta: Simples não é igual a fácil.
Fatores associados à checagem de espelho:
- Falha comum: simplesmente esquecer de checar os espelhos e só preocupar-se com o que está à frente.
- Freqüência: deve-se checar os espelhos antes de qualquer mudança de velocidade e posição e também constantemente (ao menos uma vez a cada 30 segundos).
- Checagem correta: intencional e com tempo suficiente para capturar detalhes do trânsito atrás de você, memorizando e criando um mapa mental do trânsito à sua volta.
Por isso, o treino que propomos é quase caricato e deve ser realizado lentamente, mexendo a cabeça para também sinalizar mudanças na pilotagem para quem vem atrás.
1º Achar que os outros te enxergam
Parece óbvio não? Afinal, se o motociclista e outros participantes do trânsito conseguissem enxergar um ao outro a tempo, o acidente jamais aconteceria. O motociclista formado e treinado considera que ninguém o está vendo e fica atento a cada momento. O 1º Erro Mortal no Motociclismo, portanto, é justamente acreditar que os motoristas estão te enxergando. De fato, muitos estão… mas, aquele que pode te matar, não. Não é a toa que em pesquisas na União Europeia a declaração padrão dos motoristas em quase 80% das colisões moto-auto é:
– “Eu não vi o motociclista!”
2º Falta de checagem de ombro
A checagem de ombro é uma manobra básica do motociclismo que, muitas vezes, é ignorada ou absolutamente desconhecida pelos motociclistas. Ela deve ser feita a cada arrancada ou deslocamento lateral, pois, a partir de um ângulo de 45º da sua visão frontal, começa seu ponto cego. Um carro inteiro pode estar escondido ali e vir para cima de você (ou vice-versa). Já escutei de alguns instrutores no Brasil o argumento de que perder a visão frontal por um segundo para fazer a checagem de ombro pode levar ao acidente. Mas perder a visão lateral também!
3º Não executar o “Salva-Vidas”
Mais uma manobra vital do motociclismo, o Salva-Vidas não é cobrado no Brasil e quase não é ensinado em “cursos” de pilotagem (o que eu pessoalmente considero criminoso). Cedo ou tarde, quando você for fazer uma conversão, alguém tentará ultrapassá-lo por fora… “Mas outro não deveria ultrapassar por fora. A culpa é dele!”. Sim, mas quem se machuca mais (ou morre) é o motociclista. “O que eu posso fazer se os outros não enxergam que estou virando?” Pode fazer o Salva-Vidas e não ser pego.
Essa manobra é ensinada em cursos básicos em vários países do mundo, até mesmo para ciclistas. O motivo é simples: pessoas ultrapassam por fora em todos os lugares. Não dá para confiar. O motociclista sábio (e vivo) treina esta manobra até torná-la automática.
4º Fenômeno da fixação de alvo
O fenômeno da fixação de alvo é o erro. O deslocamento visual é a solução.
Por incrível que pareça, isto não é treinado em autoescolas. Quando muito, é mencionado apenas o suficiente para o motociclista não derrubar os cones e pegar a CNH (o que eu chamo de armadilha). Apenas conhecer o fenômeno não vai livrar-lhe de um acidente.
Tanto em baixa quanto em alta velocidade, dominar o deslocamento visual pode salvar a sua vida. Formação e treinamento são a solução. Afinal, você vai querer saber o que fazer se levar uma fechada ou entrar forte demais numa curva que parecia suave e não é…
Bom dia! Por que os vídeos não estão mais disponíveis? Não consegui abrir nenhum deles.
Caí há uma semana por falhar no ponto de fixação de alvo… =\ fiz o traçado errado e fixei a vista no acostamento. Resultado: queda! Quase rompi o tendão do dedão do pé esquerdo, pois o passador de marchas caiu bem no meu pé e perfurou até a altura do tendão
Não entendi a manobra salva vidas, Um gráfico seria mais elucidativo.
Faltou uma informação que considero muito importante, a velocidade . Sempre se deve andar numa velocidade maior ou menor que os automóveis, nunca na mesma. Sou motociclista a mais de 40 anos, sempre motocicleta de alta cilindrada e Graças a Deus nunca sofri um acidente.
Mas existe uma explicacao para isto?
Gostaria de participar
Muito bacana ,são dicas primordiais para evitar qualquer acidente.Realmente tenho errado em algumas coisas e acertado em muitas.Mais com certeza vou adotar estas dicas na minha vida.obrigado mestre!!!
Show. Gostei demais das dicas. Mais um pouco de evolução. Muito bem. Parabéns pelas dicas são muito vitais.
Valeu pelas dicas, muito valiosas e podem salvar vidas, pois certo ou errado quem se ferra é o de menor porte, ou seja a moto.
Ao fazer uma conversão à direita numa Falcon, a menos de 50cm do meio fio, já me inclinando, fui surpreendido por uma CG, que na hora não imaginava o que me bateu…
Me bateu no guidão.
Não chequei no espelho e nem olhei pelo ombro, acreditando que ninguém passaria ali…02 ,meses de fisio na mão direita.
É, Gilson… é bem por aí mesmo.
Convido você a entrar para a Academia de Pilotagem e fazer o nosso curso online Essential Riding Skills. Garanto a você que as chances de um novo acidente vão reduzir muito.
No curso, damos orientações detalhadas de como vc pode praticar sozinho as manobras que vão te deixar mais seguro e te possibilitar antecipar movimentos do trânsito e saber reagir com segurança e eficiência.
Te espero na Academia de Pilotagem!
Grande abraço,
Guilherme
Se o brasileiro não andasse tao colado e respeitasse uma certa distancia de segurança muitos acidentes banais não aconteceriam.Boas dicas todo cuidado é pouco.
Obrigado por todas as dicas!! E principalmente a Fixação de Alvo essa achei D+(Obrigado).
Não deixe de participar do nosso Curso Online de Pilotagem de Motos! Vamos explicar detalhadamente esta e outras técnicas de pilotagem que podem salvar a sua vida! Grande abraço!
Muito obrigado pelas dicas, principalmente a manobra de olhar sobre o ombro…se soubesse usa-la não teria sofrido um grave acidente em 1997, com a minha Turuna….tive sorte, não sofri um arranhão, a motoca bateu em um Astra antigo, parado no semáforo, à 80 km/h porque, ao tentar entrar o corredor à direita dos carros, não vi uma TT 125 me ultrapassando pela direita…voei longe por sobre o carro…obrigado e mandem mais orientações!
Excelente
As dicas parecem ser muito simples mas são a pura realidade.
Em novembro sofri um acidente quando um carro trafegava na minha frente em baixa velocidade numa avenida. Eu vinha atrás com todo o cuidado é esperando o melhor momento para ultrapassá-lo. O veículo foi um pouco para a direita e senti que era a hora de ultrapassá-lo, pela esquerda. Quando então o veículo dobrou a esquerda para fazer o retorno no canteiro central da avenida. Não ligou o pisca. Para não bater na lateral do veículo, freei forte e cai lateralmente pra esquerda, quebrando 2 costelas.
Caro Gelson, todos nós motociclistas compartilhamos estes problemas no trânsito. Uma formação em pilotagem segura e defensiva é o primeiro passo necessário pra saber se safar destas situações. O segundo é a prática, o treino constante… Obrigado pelo comentário! Abraços, Guilherme
Sempre que for possível devemos assistir a vídeos como esses e praticar, dicas como essas podem salvar a nossa vida, piloto uma moto Hayabusa e quando viajo no dia anterior já repasso vídeos e me preparo mentalmente para ter o máximo de concentração durante a viagem.
Marcelo, acredito que a atitude de preparar-se mentalmente é uma das coisas mais importantes na pilotagem. O simples ato de vestir o equipamento de segurança já funciona como um preparo mental. Nunca vou esquecer da dica que recebi de um amigo quando comprei a minha moto: “Se estiver com pressa, não vá de moto. Se estiver sentindo-se distraído, não vá de moto. Se achar que tem alguma coisa que não es†á legal, confie em seu instinto e não vá de moto.”. Por fim, preparar-se mentalmente pode resolver estes conflitos. Abraços!
Muito bom… Pura verdade… Cometo essas falhas com certa frequência,
Pura realidade
Parabéns pelas dicas. Certamente “trabalhar” com a prevenção é o caminho mais seguro a seguir.
VALEU PESSOAL FOI DE MUITO PROVEITOSO.E EDUCATIVO. TENHO UMA KANSAS 150CC PRATA 2013 TODA LINDA ELA É MINHA PAIXÃO. NO DIA 08/10/2016 VINHA COM TOTAL ATENÇÃO E SEGURANÇA, TRAFEGANDO PELO LADO ESQUERDO DE UM CARRO PISTA DE MÃO DUPLA SENDO QUE EM CADA PISTA TRAFEGA 02 VEÍCULOS EM CADA MÃO UMA MOTORISTA SEM OLHAR PARA O LADO ESQUERDO RESOLVEU FAZER UMA CONVERSÃO PARA ENTRA NUM ESTACIONAMENTO. COM ISSO VEIO A ME ATROPELAR PEGANDO NA LATERAL DO MEU JOELHO FRATURANDO FIBULA E TIBIA. AGORA ESTOU ME RECUPERANDO PARA VOLTAR A ATIVA.UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
Melhoras, pra você, Guilherme! Infelizmente estamos sujeitos a este tipo de acidente. Acreditamos que somente com formação em pilotagem somos capazes de prevenir, antecipando ações e usando manobras da pilotagem defensiva. Abraços!