Nesta série de vídeos vamos discutir as Sete Lendas Idiotas que se propagam entre os motociclistas.
Estas lendas, quando erroneamente tomadas como “sabedoria”, levam o piloto a ignorar a importância da formação em manobras de segurança e, com isso, em muitos casos, à morte!
Lembre de deixar o seu comentário neste post! Obrigado!
#1 Fatalismo dos Acidentes
A primeira delas é o Fatalismo em relação aos acidentes, de que cair é normal e pior: necessário para aprender a pilotar motocicleta.
Frases como: “só tem dois tipos de motociclista, o que já caiu e o que ainda vai cair”… Absurdo!
Pilotagem aérea é sim segura quando o piloto tem uma formação sólida condizente com a complexidade da sua aeronave. Assim, somente nos casos mais drásticos um avião bate ou cai. O mesmo vale para motocicletas.
Segundo seguradoras da Europa, o motociclista que domina Essential Riding Skills (ou habilidades essenciais de pilotagem) tem estatisticamente uma probabilidade de se acidentar menor que um motorista de carro.
Portanto, se você tem algum amigo que fala alguma bobagem parecida, apresente-lhe este vídeo. Se você é o motociclista que profere tal burrices: pare, por favor! Não é verdade!
Procure informar-se das Essential Riding Skills e onde treiná-las. Se não existem cursos disponíveis ou você não tem tempo para fazê-los: considere os cursos da Academia de Pilotagem.
#2 Transferência de Responsabilidade
A segunda Lenda Idiota do Motociclismo chamamos Transferência de Responsabilidade.
Essa lenda apresenta-se em variações como: “Não posso me prevenir de acidentes pois outros motoristas cometem erros!” ou “É impossivel prestar atenção em tudo o tempo todo!”.
Um absurdo!
1) é o único responsável pela sua seguraça E
2) pode e deve estar totalmente aleta para tudo o que acontece ao seu redor, o tempo todo…
Então pare de pilotar. Este não é o hobby, esporte, profissão ou meio de transporte para você.
Como não seria para a babá de uma criança ou o guarda de uma prisão.
Existem dois grupos de técnicas que permitem ao piloto total alerta e previsibilidade de acidentes:
- Visão 360º e
- Posicionamento Estratégico
Juntamente com as divérsas técnicas de frenagem, estas duas formam a base das Essential Riding Skills (ou habilidades essenciais de pilotagem). Estas técnicas são elementares para pilotagem de moto e portanto seu domínio deve ser comprovado para a permissão de pilotagem na maioria dos países desenvolvidos já há mais de 30 anos.
No Brasil, infelizmente poucos sabem do que se trata. Por isso, lendas idiotas da inevitabilidade de acidentes e responsabilidade dos outros propagam. A bobagem é tanta que cursos avançados do DETRAN sequer mencionam essas manobras, sendo seus cursos pouco mais que “bla-bla-bla tenha conciência ou não seja imprudente”…
O fato é: o treino e o domínio dessas técnicas torna o piloto alerta ao perigo de forma tão automática e natural como o próprio equilíbrio na motocicleta.
A falta da técnica, do outro lado, mesmo com todo o cuidado, experiência, maturidade e sorte do mundo, cega o piloto em 350º, sobrando apenas 10º que o piloto consegue enchergar à sua frente quando a moto está em movimento. Ou seja, cego!
Não, os humanos não possuem visão periferia quando em deslocamento em velocidade. Abordamos este assunto no Módulo 1 – Visão 360º da Academia de Pilotagem.
Por isso, procure por cursos avançados de motociclismo baseado nas manobras Essential Riding Skills.
Se não houver cursos disponíveis na sua região, confira a Academia de Pilotagem. São cursos totalmente online, baseados nas melhores práticas internacionais de pilotagem, contendo teoria, demostrações práticas e descrição detalhada de como você pode treinar com segurança e desenvolver estas habilidades no seu tempo, onde quer que você more.
#3 Idade Substitui Técnica
A terceira Lenda Idiota do Motociclismo não é dita por aí mas sim assumida como verdade auto-evidente pela maioria dos afetados: de que a “Idade” ou “Maturidade” Substitui Automaticamente a Técnica no motociclismo.
Se isso fosse verdade, teria que ser verdade para outras técnicas como artes marciais, balé, pilotagem de aeromotores, montanhismo… Claro que não!
Dados do DPVAT com as estatísticas de acidentes com motocicletas demostram que quase metade (+45%) das fatalidades estão acima de 30 anos.
Se considerarmos ainda que a média de idade do motociclista brasileiro está perto de 24 anos, vê-se que os mais velhos estão desproporcionalmente mais representados em acidentes e mortes.
Geralmente pessoas nesse grupo de risco, quando confrontados com os números, se surpreendem (o que prova a existência da “lenda” ou crença).
Portanto, especialmente se você começou a pilotar agora, mas que se acha mais maduro (do que talvez você mesmo era há alguns anos atrás): se você acredita que isso vai salvá-lo quando o perigo bater à sua porta… fica a dica: sua casa é de palha!
Só a técnica desenvolvida dá a verdadeira liberdade e segurança ao motociclista, não importa a idade.
Por isso, procure por cursos avançados de motociclismo baseado nas manobras Essential Riding Skills (ou habilidades essenciais de pilotagem).
Se não houver cursos disponíveis na sua região, confira a Academia de Pilotagem. São cursos totalmente online contendo teoría das melhores práticas, demostrações práticas e descrição em detalhe de como você pode treinar com segurança e desenvolver essas habilidades no seu tempo onde quer que você more.
Vindo na sequência… em breve!
4º Cuidado Ajuda o Inepto
5º Só a Experiência é Suficiente
6º Motoboys que Levam a Pior
7º … A Maior Lenda de Todas: SURPRESA!
Essential Riding Skills é um curso de pilotagem totalmente online, composto por vídeo-aulas didáticas, demonstrações práticas, orientações de treinamento e tudo o que você precisa saber para pilotar com segurança. Saiba mais…
Deixar um comentário