A manobra mais básica do motociclismo que é, na grande maioria, ignorada ou absolutamente desconhecida pelos motociclistas no Brasil, até mesmo instrutores e veteranos: a checagem de ombro.

Sem essa checagem, a cada arrancada ou no deslocamento lateral durante a pilotagem, o motociclista periga ir de encontro ao azar.

A partir de um ângulo de 45º da sua visão frontal para a lateral começa seu ponto cego. Um carro inteiro pode estar escondido ali do seu lado e vir para cima de você ou vice-versa.

Já escutei de alguns instrutores no Brasil o argumento que perder a visão frontal por um segundo para fazer a checagem de ombro pode levar ao acidente.

Mesmo?!

Perder a visão lateral também.
(Eu sei bem: foi assim que sofri meu segundo acidente que descrevo no vídeo “Vicio de pilotagem que quase custou minha vida”).

Desta forma, o motociclista deve manter sempre uma distância segura do veículo a sua frente para poder com segurança executar a checagem de ombro, a qual deve ser feita imprescindivelmente a cada arrancada e deslocamento lateral!

Para aqueles que argumentam que olhar no espelho a cada 2-3 minutos e criar um mapa mental do que vem atrás:
Sim, muito bom, mas não substitue a checagem de ombro. O trafego urbano muda em segundos. Você tem que saber o que esta ao seu lado e não enxerga.

Em um teste de carteira de motociclista na Europa, por exemplo, tanto no primeiro módulo de circuito fechado quanto no segundo modulo no teste de pilotagem nas ruas e estradas, a falta de uma checagem de ombro coloca o candidato na linha de reprovação.

Infelizmente, essa manobra não pode ser apenas “sacada”.
Deve ser treinada exaustivamente até virar um movimento automático.
(Quando treinei para minha carteira no estrangeiro, meu instrutor gritava comigo constantemente pela falta da checagem por dois dias, enquanto treinava em zonas urbanas de baixa velocidade, ao ponto de voltar para casa e fazer checagem de ombro ao me mover para o lado na cozinha ou no banheiro).

Portanto: certifique-se que seu intrutor conheça e lhe treine obsessivamente na checagem de ombro.
Vai salvar sua vida mais dia, menos dia.

Inscreva-se no Congresso Virtual de Motociclismo Seguro e Pilotagem Defensiva. É totalmente GRATUITO:

Formação é segurança e liberdade: invista nela!